quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mulheres no poder - Senadora Gleisi (PT) e deputada Cida (PP)




No último mês, especialmente no dia 8 de março foi comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem à luta das operárias têxteis americanas, que em 1857, em Nova Iorque, desencadearam a primeira greve conduzida unicamente por mulheres. Sem descanso, esfomeadas, trabalhando de pé 16 horas pro dia e ganhando miseravelmente, elas decidiram exigir a redução do horário de trabalho. A resposta dos patrões à reivindicação das trabalhadoras, incendiaram às instalações da fábrica, onde algumas haviam se refugiado durante o choque com a polícia. Muitas morreram ali, queimadas, carbonizadas pelas chamas, ou asfixiadas.
Este exemplo pioneiro, de luta e coragem das mulheres norte-americanas passou a figurar na história do movimento feminino internacional com todo o destaque merecido, quando em 1910, no 2º Congresso das Mulheres Socialistas realizado em Copenhague, por proposta de Clara Zetkin, dirigente operária alemã, passa a ser considerado como o Dia Internacional da Mulher.
Em 24 de fevereiro último completamos no Brasil 65 anos da conquista do voto feminino. Até 1932, nenhuma mulher tinha direito ao voto. Em 1932, o direito foi reconhecido somente as que detinham renda. Em 1934, esse direito foi estendido a todas as mulheres.
Registramos aqui algumas mulheres que lutam na política pela valorização da mulher mãe, filha, esposa, trabalhadora, educadora, profissional ou do lar.

2 comentários:

  1. estas são mulheres de valor

    ResponderExcluir
  2. A Gleisi é a única do PT que realmente faz alguma coisa pelo Paraná, também o Paulo Bernardo

    ResponderExcluir