domingo, 8 de agosto de 2010

A evangelização deve ser seguida de discipulado, diz Pr. Dr. Osni Ferreira


Entendemos que toda evangelização deve ser seguida de discipulado, com o objetivo de ajudar o novo convertido a se integrar na vida da igreja e, acima de tudo, crescer em Cristo.
Jesus, nosso Mestre por excelência, chamou os discípulos para estarem com Ele e caminharem juntos. Ele sabia que esse era o único caminho eficaz para transformar vidas e também para preparar os doze, de maneira que mais tarde, eles viessem a repetir seu modelo.
Por que discipular? Jesus usou essa estratégia com seus discípulos; Ele não tinha outro plano para alcançar o mundo; e Ele mesmo nos ordenou a fazer discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28:19). O Mestre investiu mais tempo com eles do que com quaisquer outras pessoas. Quanto mais próximo da morte, mais tempo ainda dedicava ao discipulado deles. Jesus aproveitou cada oportunidade para ensiná-los tanto formal como informalmente, ora aconselhando, pregando, conversando, orando, comendo e convivendo com eles no dia a dia. Jesus utilizou-se do princípio de amizade no discipulado. Foi convidado e participou da festa de casamento em Caná da Galiléia, convivia com amigos como Marta, Maria e Lázaro, subiu ao monte com seus discípulos, e tinha comunhão com todos.
Discipulado não é um programa. Na realidade, não existe nenhum outro modelo mais eficaz, para imprimir em uma pessoa o caráter de Cristo do que o discipulado. O segredo está em amar as pessoas e alcançar os seus corações. Entendemos que através do discipulado colaboramos para a formação de novos crentes com raízes profundas, que não permanecerão eternos bebês espirituais, mas vão produzir frutos de amor verdadeiro, de justiça, alegria, paz e tudo o mais que a Palavra nos ensina. O discipulado formará crentes fortes que não serão confundidos por doutrinas e ensinos falsos, e certamente, gerarão filhos espirituais e saberão discipulá-los, pois viveram essa experiência em suas próprias vidas.
Nosso desejo e oração é que os irmãos e irmãs se engajem nesta caminhada de fé, e juntos, possamos colher muitos frutos, através de vidas que serão transformadas e treinadas para uma grande multiplicação, para glória e honra do Senhor Jesus.
* O rev. Dr. Osni Ferreira, pastor há 22 anos da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, Pr e chancelar da UNIFIL.
Nota do Editor: Registramos também a data comemorativa da Igreja Presbiteriana do Brasil, dia 12 de agosto de 2010. Parabéns

Nenhum comentário:

Postar um comentário