domingo, 8 de agosto de 2010

Um homem nas mãos de Deus


O ano de 2010 é marcante para a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina (Espaço Esperança), evangélicos da região e do Brasil porque se celebra o Jubileu de ordenação pastoral e as Bodas de Ouro do casal Pr. Messias Anacleto Rosa e irmã Avani. Neste ano também foi lançada a biografia do Pr. Messias com o título `` Um homem nas mãos de Deus``, escrita pela jornalista Vanessa Sene Cardoso.


Ipilon Press - O Rev. Messias Anacle
to Rosa nasceu em Araçatuba-SP no dia 27 de abril de 1937. De origem humilde, filho de lavradores, foi criado na roça. Era o penúltimo filho, numa família grande, com oito irmãos.
Desde muito cedo teve contato com a palavra de Deus. Seus pais lhe ensinavam sobre a Bíblia. Teve uma infância pobre, mas tranquila.
Quando adolescente queria ser cantor, trabalhar no rádio. E o temperamento era mesmo de artista. Messias sempre foi emotivo, não podia ver alguém passando necessidade sem sentir compaixão.
Aos 16 anos de idade teve uma experiência marcante. Estava trabalhando na lavoura quando, de repente, ouviu a voz de Deus: “Você é pecador mas eu o amo, se quiser, posso lhe salvar”. Foi neste momento que recebeu o chamado para ser pastor.
Em janeiro de 1954 foi para a Missão Evangélica Caiuá, em Dourados, trabalhar entre os índios. Cuidava das crianças do orfanato, da horta e das plantas. Sua primeira pregação, em um culto na aldeia, foi sobre a conversão de Saulo (Atos 9).
Em 1955, veio para Londrina estudar no ISBL – Instituto e Seminário Bíblico de Londrina, hoje Faculdade Evangélica do Brasil. Formou-se em 1958, sendo o orador da turma. No ano de 1959 serviu a igreja instalando o trabalho presbiteriano independente em Umuarama, como missionário do Sínodo Meridional. O ano de 1960 foi marcante: no dia 2 de janeiro casou-se com Avani Garcia Rosa e no dia 5 foi ordenado pastor, na IPI de Arapongas.
Assumiu o campo que ia de Paranavaí, num raio de 400 km, abrangendo: Nova Esperança, Cianorte, Nova Londrina, Loanda, Paraíso do Norte até as margens do Rio Paraná. Em 1961 foi para Florianópolis onde permaneceu por doze anos.
Em janeiro de 1973 voltou para Londrina, iniciando sua caminhada na 1ª Igreja Presbiteriana Independente, onde está até hoje. O ano de 2005 foi marcante na vida do Pr. Messias, recebeu o título de cidadão honorário de Londrina. Em 28 de abril de 2007, quando completou 70 anos foi jubilado e no dia 07 de maio do mesmo ano, assumiu uma cadeira na Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Pr. Messias e Dona Avani têm três filhos: Priscila, casada com Faraday, Messias Jr., casado com Ana Paula e João Marcos casado com Sabrina, e cinco netos: Thiago, Gabriel, Ana Luísa, Rafael e Ana Laura.
Através do Ministério Multiplicação da Palavra (1ª IPI de Londrina), já publicou os livros "Do Meu Púlpito" (5 volumes), Série Ouro (4 títulos), Devocionários de Natal (11 títulos), Série Vitória (4 títulos) e o devocionário Refrigério que ganhou o prêmio ABEC (Associação Brasileira de Editores Cristãos), como melhor livro desta categoria em 2002.
Louvamos a Deus pela vida do Pr. Messias, sua família e ministério que tem sido muito frutífero, levando o evangelho a muitas pessoas em várias partes do Brasil e do exterior.

Um comentário: